Lindolfo Collor

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Defesa Civil de Lindolfo Collor

Curtas de Lindolfo Collor do Jornal O Diário da Encosta da Serra 
Defesa Civil
O prefeito Alceu Ricardo Heinle encaminhou para a Câmara de Vereadores projeto para adequar a Defesa Civil do município às exigências da Lei Federal. Com isso, facilita a busca de recursos junto aos governos Estadual e Federal se voltarem a acontecer problemas como cheias e deslizamentos.
Revisão de vencimentos
Outro projeto do Executivo que está tramitando na Câmara trata da alteração da data da concessão de revisão geral anual dos salários dos servidores. A data atual é junho e a preocupação do prefeito é que em anos de eleições municipais ela precisa ser antecipada, por exigência legal. Se aprovado o projeto, os reajustes dos servidores ocorrerão sempre no mês de janeiro. Assim, os funcionários públicos de Lindolfo Collor poderão ter seus salários reajustados ainda neste mês.
Plano de Carreira
Além do projeto que altera o mês de revisão dos salários, o Executivo mandou para a Câmara projeto que reestrutura o Plano de Carreira do Magistério. A matéria deve ser discutida a partir da próxima sessão (dia 16).
Cancha reta
Uma antiga tradição que se preserva no município será revivida no domingo (13), na cancha de Eugen Behne, atrás do Campo do Capivarense. Trata-se de mais uma tarde de carreiras de cavalos. O espaço, com copa e toda a estrutura para o evento, abre ao meio-dia. Às 15 horas começam as corridas que reunirão competidores de Lindolfo Collor, São Sebastião do Caí, Estância Velha e Ivoti.
Corrigindo
Baseado no site da Prefeitura, informei na semana passada que a secretária Municipal da Saúde era Delci Heinle Klein. Hoje faço a correção, pois a titular da pasta, desde fevereiro de 2012, é Sara Lamb Bohn.
Horário especial
Até o dia 31 de janeiro, a secretaria de Educação, Cultura e Turismo atende em horário especial, das 7h30 às 11h30, sem expediente à tarde.
Bolsa Família
Já o atendimento do Bolsa Família, na Secretaria da Assistência Social, a partir de terça-feira (15), passa a ser o dia todo.
Hiperdia
Na terça-feira (15) tem reunião do grupo de Hipertensos e Diabéticos – Hiperdia, às 14 horas, no Loteamento Nova Esperança.
Compre Aqui
A secretária da Fazenda, Miriam Jung, lembra a todos os munícipes que podem continuar trocando suas notas fiscais por cupons. Durante o período de férias escolares o atendimento ocorre somente no Espaço Cidadão, no Centrinho. Em março acontece o sorteio de 15 prêmios. “Sua Sorte está em Lindolfo Collor: Compre Aqui”
“Sara Lamb Bohn, que assumiu a Secretaria Municipal da Saúde em fevereiro do ano passado, segue comandando a pasta nesta nova gestão do prefeito Alceu.”

 

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Mexer para quê?

Curtas de Lindolfo Collor do Jornal O Diário da Encosta da Serra
Mexer para quê?
Com a vitória folgada nas eleições de outubro passado, o prefeito Alceu Ricardo Heinle, que já havia optado por Airton Reinheimer como seu vice, seguirá sem nenhuma mudança no seu secretariado. As urnas mostraram que sua administração vem dando certo e assim ele mantém Maria Inês Steffen a frente da Secretaria de Administração e Planejamento; Miriam Margarida Jung na Fazenda; Cristiane Spohr Spaniol na Educação, Cultura e Turismo; Elis Cristina Lorenzatto de Lima na Assistência Social; Delci Heinle Klein na Saúde; Ademir Vieira nas Obras; Lauro Khel na Agricultura e Meio Ambiente; Romualdo de Oliveira no Esporte e Lazer; Andréa Fabiane Enzwiler no Departamento de Meio Ambiente e na Coordenadoria da Vigilância Sanitária; Iara Senger de Aragão na Assessoria em Comunicação; e Adão Jorge Alves da Silva na Coordenadoria do Espaço Cidadão.
Mais trabalho
E se essa equipe trabalhou bem nos últimos quatro anos, sabe que terá que dedicar-se ainda mais nos próximos quatro, pois Alceu selou esse compromisso com a comunidade collorense em seu discurso de posse, na noite de terça-feira. Com seu jeito simples e direto, o prefeito recomendou que o secretariado e todos os servidores municipais estejam preparados, pois ele continuará cobrando muito empenho e dedicação para que a população tenha o atendimento que merece. Alceu disse, inclusive, que no Gabinete não haverá um prefeito e sim um amigo sempre pronto a atender o povo.
Quem não votou?
Apesar de não haver concorrente na disputa pela presidência da Câmara de Vereadores, a eleição de Alcírio Wiedthauger não foi unânime. Um vereador não marcou o “x” na cédula, mas como a votação era secreta, fica a interrogação: quem não votou em Alcírio? Considerando que o eleito e os demais integrantes da Mesa Diretiva (Arno Muller, vice; Luciane Baum, 1ª secretária; e Marcos Schumann, 2° secretário) tenham aceito a chapa, o voto contra deve ter sido de um dos cinco vereadores restantes: Alcides de Quadro, Ademir Altair Rader (o Dino), Luis Granitzki, Rejane Amaral ou Leo Kehl. Alguém se habilita a dar um palpite?
“Agradeço a meus pais e minha família que me deram educação e me ensinaram a respeitar as pessoas. Se a gente respeita as pessoas, elas respeitam a gente.” (Alceu Heinle)

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013


Alceu Heinle promete mais quatro anos de muito trabalho em Lindolfo Collor


Lindolfo Collor - Ao ser empossado para mais quatro anos a frente do Executivo Municipal, na noite de terça-feira (dia 1°), o prefeito Alceu Ricardo Heinle (PMDB) prometeu mais quatro anos de muito trabalho e dedicação pelo bem da comunidade collorense. Em seu discurso, nesta que foi a sua quarta posse como prefeito de Lindolfo Collor, Alceu não escondeu sua dificuldade em lidar com microfones e protocolos, mas deu a receita para o seu sucesso como homem público: humildade, trabalho e respeito pelas pessoas. “Agradeço a meus pais e minha família que me deram educação e me ensinaram a respeitar as pessoas. Se a gente respeita as pessoas, elas respeitam a gente”, disse garantindo ainda que a comunidade de Lindolfo Collor sabe que não terá um prefeito e sim um amigo, sempre a disposição de todos.
“Quatro vezes prefeito e eu nunca anotei nada para o discurso; sempre me esqueço de cumprimentar alguém”, disse Alceu ao puxar do bolso do paletó uma folha de papel com nomes de candidatos a vereador que não se elegeram. Sem rodeios, pediu emprestado os óculos de sua irmã Delci, que estava sentada na primeira fila da enorme plateia que acompanhava a Sessão Solene. “Esqueci os meus (óculos) em casa, mas não posso deixar de agradecer àqueles que participaram da eleição, contribuíram para que eu continuasse na Prefeitura, mas não se elegeram”, Alceu agradeceu também a todos que o acompanharam nos últimos quatro anos (sua equipe de trabalho segue a mesma) e lhes avisou, publicamente, “vocês sabem que vou cobrar muito trabalho, mais ainda do que foi até agora, pois se a comunidade confiou em nosso trabalho (Alceu fez 63,17% dos votos válidos na eleição de outubro), ela espera ainda mais de todos nós”.
ALCÍRIO PRESIDENTE
A Sessão Solene que deu posse a Alceu Heinle e seu vice Airton Reinheimer foi presidida por Alcirio Wiedthauger (PP), o vereador mais votado, que acabou sendo reeleito presidente da Câmara Municipal. A eleição da Mesa Diretiva do Legislativo teve apenas uma chapa com Alcírio como presidente; Arno Muller (PMDB), vice; Luciane Baum (PMDB), 1ª secretária; e Marcos Schumann (PMDB), 2° secretário. Os demais vereadores da atual legislatura são Alcides de Quadro (PT), Ademir Altair Rader (o Dino, do PT), Luis Granitzki (PTB), Rejane Amaral (PT) e Leo Kehl (PMDB). Mesmo com chapa única, houve um voto em branco, não identificado, pois a votação era secreta. A primeira sessão ordinária de 2013 acontece na próxima quarta-feira (9), às 20 horas, na sede do Legislativo.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012


A posse em Lindolfo Collor


Curtas de Lindolfo Collor do Jornal O Diário da Encosta da Serra
A posse
Está marcada para as 20 horas do dia 1º de janeiro (terça-feira), a posse do prefeito Alceu Ricardo Heinle (PMDB) e dos vereadores Alcides de Quadro (PT), Alcirio Wiedthauger (PP), Arno Muller (PMDB), Dino (PT), Luciane Baum (PMDB), Luis Granitzki (PTB), Rejane Amaral (PT), Marcos Schumann (PMDB) e Leo Kehl (PMDB). A solenidade acontece no Centro de Cultura.
A reeleição
Alceu Heinle e seu vice Airton Reinheimer foram eleitos para comandar os destinos do município por mais quatro anos com expressiva vantagem sobre a petista Professora Martina. Alceu fez 63,17% dos votos válidos e sua adversária ficou com 36,83%.
Renovação
Enquanto Alceu e Airton serão conduzidos para mais um mandato na Prefeitura, a Câmara de Vereadores terá uma renovação de mais de 50%. Dos nove vereadores da atual legislatura, apenas quatro seguirão na função (Alcides, Alcírio, Luis e Marcos).
Contas da Câmara
O presidente da Câmara de Vereadores, Alcirio Wiedthauger, apresentou esta semana a prestação de contas de sua gestão. O orçamento do Legislativo para 2012 era de R$ 585.000,00 e foi devolvido ao Executivo o montante de R$ 135.544,00. Desse valor, 41 mil foram para a Festa do Tapete e os outros 94 mil para a aquisição de terreno para o Espaço da Saúde.
Expediente do dia 31
Na segunda-feira, dia 31, não haverá expediente no setor administrativo da Prefeitura e as horas estão sendo recuperadas conforme cronograma interno. Já a Secretaria de Obras terá expediente normal.
Atendimento na SEMECT
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (SEMECT) terá horários especiais de atendimento no mês de janeiro. Até o dia 5 não haverá expediente e de 8 a 31 de janeiro o atendimento será das 7h30 às 11h30, sem expediente à tarde.
Ponto Facultativo
A segunda-feira (31) também será de recesso na Unidade Básica de Saúde.
Melhor instalada
A agência local dos Correios abriu oficialmente sua nova sala na manhã da última sexta-feira (21), depois de mais de uma década atendendo os moradores no Centro Comercial. O espaço amplo e moderno fica na Av. Capivara, 701, ao lado da Câmara de Vereadores.
“Aproveito a oportunidade que tenho ao substituir o colega Alex Günther neste espaço para desejar a todos os collorenses uma boa virada de ano e um 2013 com prosperidade, saúde e paz.”

 

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Fim de um ciclo
Por motivo de férias, o que pode traduzir-se com fim de um ciclo, não tenho comentários (Curtas do Jornal O Diário) sobre o município nesta semana.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011


Brincana

Cerca de 200 crianças das escolas de Educação Infantil participarão da IV edição da Brincana, nesta sexta feira, no Ginásio, a partir das 8h30.

Patinação
A Cia Municipal Dançart de Patinação realizará show neste sábado, às 20 horas, no Ginásio do Centrinho. O ingresso antecipado custa R$ 2,00 e na hora R$ 3,00.

Almoço de kerb
Neste sábado tem almoço de Kerb, no Piquete Querência Amada, na Av. Capivara. E para animar a tarde, músicas ao som de bandinhas.

Comunidade Evangélica
No domingo, 23, a Comunidade Evangélica 48 Baixa promove festa com almoço e reunião dançante. Às 11 horas começa a ser servido churrasco (Cartão antecipado R$ 14 e na hora R$ 15.) e às 14 horas começa a reunião dançante com a Banda Real (entrada franca).

Semana Literária
E na segunda-feira, 24, inicia a 4ª Semana Literária da Escola Monteiro Lobato. A temática será a diversidade cultural africana e a alemã.

Olimpíada Escolar
Inicia na segunda-feira, e segue até sexta, a Olimpíada Escolar. As atividades serão desenvolvidas no Ginásio e no campo do Capivarense.

Educação Infantil
Encerra na terça-feira o prazo para pais ou responsáveis por crianças na lista de espera para Educação Infantil comparecerem na Secretaria de Educação e apresentarem comprovante de trabalho (contracheque ou comprovante de recolhimento de INSS). Quem não fizer a atualização terá o nome da criança excluído da lista de espera. Informações (51) 3552-1655.

Direitos da Criança
Na próxima quinta-feira, 27, no Ginásio do Centrinho, acontece a II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O tema central do encontro será: “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios”.

Kerb na Atiradores
A Associação Atiradores, da 48 Baixa, segue com os preparativos para o Kerb que acontecerá no próximo final de semana, dias 29 e 30.

Indicações
Na sessão da Câmara, quarta-feira, foram poucas as indicações dos vereadores. Alcides de Quadro solicitou que a Secretaria de Obras providencie a colocação de uma tampa em boca-de-lobo na rua Arroio do Meio, próximo ao campinho. Alcírio Wiedthauger pediu reparos urgentes no sistema de esgoto da rua Johann Gehn, no bairro Esperança, próximo a residência da família Fritz e previsão da execução do passeio a ser realizado do bairro Feldmann até a área industrial. Luís Granitzcki solicitou atenção especial do Executivo para a necessidade de calçamento na rua João Borba, no bairro 48 Baixa, rua estreita atrás do Mercado Econômico. Luís pediu também a roçada da área verde na Vila Três Passos e retirada de terra acumulada na pista da Av. Capivara, no Centrinho. Marcos Schumann solicitou conserto de luminárias na rua Sertão Capivara, bairro Nova Esperança. Menegilda Mattana pediu que o Executivo verifique a possibilidade de construir uma área de lazer para as crianças no Alto da Colina, Vila Três Passos. Randolfo de Oliveira solicitou o conserto de lâmpada na rua Artur Reinheimer, na Capivarinha. E o presidente Wilian Winck pediu explicação sobre a demora na implantação de rede de água na Estrada Geral São José do Hortêncio, pois segundo ele já faz um ano que os moradores estão esperando a melhoria. Os vereadores Valderi Klein e Nery Petter não fizeram pedidos.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Menno Heinle

Nossas condolências ao prefeito Alceu Heinle, à secretária da Saúde, Delci Heinle, e também à vereadora Marli Gehm (de Ivoti) pelo falecimento de seu pai, Menno Edgar Heinle, ocorrido na madrugada do último sábado. Seu Menno tinha 86 anos e enfrentava problemas cardíacos. Ele foi vereador na primeira legislatura de Ivoti, quando Lindolfo Collor ainda era distrito do município vizinho. Menno conhecia, como poucos, toda a população da então Picada Capivara.

Na Prefeitura
O prefeito Alceu Heinle reassumiu a Prefeitura de Lindolfo Collor na sexta-feira passada, depois de alguns dias de férias. Comentávamos neste espaço que ele aproveitou a pausa no Executivo para se dedicar às atividades agrícolas. Pois além de trabalhar na lavoura, Alceu esteve muito presente ao lado do pai, no Hospital São José, em Ivoti.

Os 1.000 dias
O Diário publicou nesta quinta-feira um suplemento especial mostrando os 1.000 dias de administração nos municípios da região. Em Lindolfo Collor, várias obras foram realizadas e outras tantas estão previstas para os 459 dias que restam para o término do período.

Sessão adiada
Nesta semana, excepcionalmente, a sessão da Câmara de Vereadores não aconteceu na quarta-feira. Em função do feriado nacional, os trabalhos do Legislativo ocorreram nesta quinta-feira. Os pronunciamentos e indicações dos vereadores serão abordados na próxima semana.

Cartório Eleitoral
Neste sábado, dia 15, o Cartório Eleitoral de Estância Velha estará no município para auxiliar a comunidade na confecção de títulos, transferência e retirada de segunda via do documento. O atendimento ocorrerá no Espaço Cidadão, no Centro Comercial, das 8 às 13 horas.

Schulekinderkerb
O II Schulekinderkerb acontece na tarde desta sexta-feira, no Ginásio Herbert Oscar Enzweiler. A promoção é do Departamento de Cultura e Turismo juntamente com o Grupo Infantil de Dança Alemã Hoffnuhstall. Na programação constam jogos germânicos, a tradicional dança da polonaise, dança de integração Siebensprunk e apresentações de grupos. Haverá venda de lanches e refrigerantes no local. O evento inicia às 13h30 e é aberto a toda comunidade.

Prevenção de desastres
A Defesa Civil do Município realiza na próxima semana diversas atividades voltadas à prevenção de desastres. Entre elas está o Curso Operacional de Defesa Civil e certificação dos alunos que participaram do Programa Educando com a Defesa Civil: Preservando o Meio Ambiente. O curso está agendado para quarta-feira, dia 19, às 13 horas.

Semana Literária
A Escola Monteiro Lobato prepara a sua 4ª Semana Literária, que ocorrerá entre os dias 24 e 28 de outubro, tendo como temática a diversidade cultural principalmente a africana e a alemã. Já está confirmada a presença do escritor e jornalista Aurélio Decker, autor do livro Lucila, que conta a história de uma adorável tia colona. A obra está sendo trabalhado pelos alunos para intensificar o conhecimento sobre a cultura alemã.

Educação Infantil
A Secretaria de Educação informa que, em função de uma nova legislação, os pais ou responsáveis legais que têm crianças inscritas na lista de espera para Educação Infantil deverão comparecer na Semect até o dia 25 para apresentar comprovante de trabalho (contracheque ou comprovante de recolhimento de INSS), caso ninguém compareça para esta atualização a criança será excluída automaticamente da lista de espera. Informações (51) 3552-1655. A secretaria está entrando em contato com as famílias, mas alguns telefones não atendem ou não conferem.

Reinauguração
Neste sábado acontece a reinauguração da Rota Veículos, agora com mais espaço e mais opções. O endereço é Av. Capivara, 701, quase na frente do posto de gasolina.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Pai da criança

Na sessão da Câmara, nesta semana, chamou-me a atenção duas solicitações de ofícios endereçados à Prefeitura agradecendo pela mesma benfeitoria. Até aí, nada anormal, os políticos adoram mandar ofícios de agradecimento, cumprimentos, enfim, essas coisas “básicas para o bem estar da população”. Como se arrumar ruas e trocar lâmpadas fosse favor feito pelo poder público. Mas, tudo bem, isso é aceitável. Curioso é que dois vereadores agradeceram as melhorias feitas na estrada Picada das Mulas, como se cada um deles tivesse sido o autor da reivindicação.

Indicações
Aliás, é uma prática comum no Legislativo de Lindolfo Collor, dois ou até mais vereadores solicitarem, até mesmo numa mesma sessão, ofícios semelhantes, reivindicando serviços do Executivo. Particularmente, e creio que muita gente pense assim, entendo que seria muito mais produtivo se o vereador, quando tivesse um pedido a fazer, ligasse para o setor responsável, ou passasse na Prefeitura. Quando suas solicitações não fossem atendidas, aí sim caberia um pronunciamento na tribuna da Câmara, ou até mesmo um ofício com o timbre do Legislativo.

Meio ambiente
Na próxima semana, a secretária do Meio Ambiente, Andreia Enzweiler estará na Câmara para trocar ideias e esclarecer dúvidas dos vereadores sobre assuntos pertinentes a sua pasta. Em função do feriado, a sessão será na quinta-feira, dia 13, às 20 horas.

Que férias?
O prefeito Alceu Heinle reassume a Prefeitura nesta sexta-feira, depois de alguns dias de férias. Aliás, e que férias! Pois o prefeito aproveitou a pausa à frente do Executivo para se dedicar as suas atividades agrícolas. E, literalmente, trabalhou na lavoura, de sol a sol.

Vice-prefeito
Na ausência de Alceu, o vice-prefeito Airton Reinheimer, com toda sua simpatia, deu andamento aos trabalhos rotineiros e acompanhou o andamento de várias obras no município.

Cartório Eleitoral
No próximo dia 15, o Cartório Eleitoral de Estância Velha estará no município para auxiliar a comunidade na confecção de títulos, transferência e retirada de segunda via do documento. O atendimento ocorrerá no Espaço Cidadão, no Centro Comercial, das 8 às 13 horas.

Balada Automotiva
Nesta sexta-feira, às 22h30, na Sociedade Esportiva Capivarense, acontece a 1ª Balada Automotiva – Festa Jovem. O Super Fiorino Nando Som, um dos maiores paredões do som automotivo da região, estará presente e fará tremer Lindolfo Collor. Ingresso único a R$ 8,00.

Sindicato
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com sede em Ivoti, convida a comunidade collorense para festa, neste sábado. Haverá celebração religiosa pela manhã, almoço e festa com animação de bandinha típica, à tarde, em comemoração às aposentadorias rurais. Associados terão desconto no almoço.

É campeão
Foi bonito de ver o ginásio lotado no último sábado, principalmente por famílias e crianças, todos torcendo por suas equipes nas finais do futsal Sub-12, Sub-15, Sub-18 e Feminino. Parabéns aos campeões Moleques (no Sub-12 e Sub-15) e ao River Plate (no Sub-18 e Feminino). Confira os principais destaques no Placar Geral.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011


Cadê a chave?

Falha na comunicação causou transtornos ao PMDB de Lindolfo Collor no último final de semana. O partido solicitou as dependências da Câmara para a realização de sua convenção municipal, mas ficou sem as chaves do recinto, o que inviabilizou o encontro. O presidente do partido, Adão Jorge Alves da Silva, enviou ofício ao Legislativo lamentando o que taxou de falta de consideração da presidência por não atender seu pedido. Depois de lida a correspondência, o presidente Willian Winck rebateu as críticas do peemedebista dizendo que o problema era do seu partido, pois repassou as chaves ao vereador Marcos Schumann, seu correligionário. Marcos admitiu que as chaves estavam com ele e pediu desculpas pelo incidente.

De férias
O vice-prefeito Airton Reinheimer segue respondendo pelo Executivo, pois o prefeito Alceu Heinle está de férias. Na quarta-feira, inclusive, Airton acompanhou os trabalhos dos vereadores na sessão da Câmara.

Lotérica
Inaugura nesta sexta-feira, às 18 horas, no Centro Comercial Arno Ellwanger, a Lotérica Lorenzatto. A loja estará aberta ao público a partir de sábado, dia 1º, das 8 às 11h30. De segunda à sexta-feira, o horário provisório de atendimento será das 8h30 às 13 horas e das 14 às 17h30.

Indicações
Na sessão da Câmara de Vereadores, Alcírio Wiedthauger recomendou ao Departamento de Trânsito que a rua São Jerônimo, no bairro Feldmann, que dá acesso a Av. Capivara, não tenha saída para caminhões e que da esquina da rua Chapada até a avenida seja transformada em mão única, apenas na saída. Alcírio também reforçou a sugestão de Willian à Administração Municipal para que o valor devolvido do processo do vereador Nery Petter (R$ 3.853,60) seja usado para a compra de um espalhador de calcário para os agricultores.

Poste caindo
O vereador Alcides de Quadro solicitou, mais uma vez, que a Secretaria de Obras providencie o conserto de um poste na rua São Jerônimo que está caindo.

Picada das Mulas
O vereador Marcos Schumann pediu que a Secretaria de Obras faça o patrolamento e ensaibramento na rua Picada das Mulas até a divisa com Estância Velha.

Sem pedidos
Na sessão de quarta-feira, os vereadores Nery Petter, Randolfo de Oliveira, Luís Granitzky, Valderi Klein e Menegilda Mattana não fizeram pedidos.

Decisões
Um sábado recheado de decisões, no Ginásio Municipal, quando serão conhecidos os campeões do Futsal Sub-12, Sub-15, Sub-18 e Feminino. Começa às 17h30, com Moleques x Jordan Samuel decidindo o título da categoria Sub-12. Os demais confrontos serão Moleques x Força Jovem (final Sub-15), Entre Amigas x Malandrinhas (3º lugar Feminino), River Plate x Santos FC (final Sub-18) e River Plate x Maluca (final Feminino).

Dos Campeões
Lindolfo Collor estará recebendo os quatro clássicos da 2ª rodada da Copa dos campeões de Futsal nesta sexta-feira. A ordem dos confrontos será Rodeio x Decre, Sapolândia x Unidos do Rincão, Salão Vogel x Família Engeroff e Juventus x Máquina 7.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Serviços bancários

Os serviços bancários são precários em Lindolfo Collor. O município não dispõe de nenhuma agência e os postos de atendimento deixam a desejar. Menos mal que as gerências das agências de Ivoti, do Banrisul e do Banco do Brasil, se dispuseram a comparecer na Câmara de Vereadores para prestar alguns esclarecimentos. Ambos admitiram que o atendimento no município é precário, mas asseguraram que melhorias estão previstas. Não está descartada a possibilidade de instalação de uma agência bancária em Lindolfo.

Estagiário
O gerente do Banrisul, Luís José Bolzan Reolon, reconheceu que há falta de funcionários para o posto de Lindolfo Collor e pretende contratar algum estagiário, preferencialmente do próprio município. Luiz Juan explicou que o banco está passando por dificuldades quanto a funcionários (saíram dois da agência Ivoti) e em função disso o atendimento ficou prejudicado.

Caixas eletrônicos
Entre outras informações, o gerente do Banco do Brasil, Davi Galas, garantiu que está havendo um monitoramento nos quiosques com caixa eletrônicos de sua agência e que as falhas nos terminais já foram resolvidas. Galas também disse que o Banco do Brasil pretende, até 2014, ter, no mínimo, um posto em cada município.

Semana Farroupilha
As atividades da Semana Farroupilha foram intensas no município. O CTG Capivarense e os piquetes fizeram bonito. Até o pessoal do Curtume Minuano se compartilhou no Piquete Tchê Minu. Estão de parabéns todos que, de uma forma ou outra, manifestaram seu amor pelo Rio Grande. Só tenho a lamentar que, de um modo geral, o inconformismo com os desmandos da política e com os impostos exorbitantes tenham ficado lá no passado e hoje só usemos a indumentária gaúcha.

Futebol de bombacha
Falando em indumentária, vale ressaltar o futebol de bombachas que ocorreu sábado pela manhã no campo do Capivarense. A Secretaria de Esportes e Lazer, com apoio do CTG Capivarense, reuniu a gauchada para uma partida a caráter. Não faltou árbitro a cavalo, cachorro seguindo o dono dentro do campo, além de cenas hilariantes. Confira o vídeo no site www.odiario.net.

De férias
O prefeito Alceu Heinle está saindo de férias nesta sexta-feira. Até o seu retorno, responde pelo Executivo o vice-prefeito Airton Reinheimer.

Operador de máquinas
A Câmara de Vereadores aprovou, esta semana, a contratação temporária de um operador de máquinas para atuar na Secretaria da Agricultura. O prefeito Alceu Heinle, na justificativa ao projeto, diz que a contratação é necessária para suprir a grande demanda da secretaria nos serviços de lavrar a terra para os produtores rurais e na operação de retroescavadeira.

Máquina 7 e Sapolândia
Máquina 7 e Sapolândia começam nesta sexta-feira a disputa da Copa dos Campeões. Os dois times representam Lindolfo Collor na competição intermunicipal. A rodada de abertura será em Linha Nova, marcando os clássicos locais dos quatro municípios participantes.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Semana Farroupilha

Para prestigiar as atividades da Semana Farroupilha e levar o Legislativo ao interior do município, a Câmara de Vereadores realizou sua sessão de quarta-feira na sede do CTG Capivarense. Depois da sessão houve apresentações artísticas e tertúlia.

Futebol de Bombacha
Além das tradicionais atividades que culminam com o 20 de Setembro, um evento começa a ganhar força. A Smel, em parceria com os piquetes e o CTG Capivarense, promove o Futebol de Bombacha. Para os homens, o evento é neste sábado, às 10 horas, no campo do Capivarense. Para as mulheres é domingo às 10 horas, no Ginásio Municipal. Informações na Smel, 3552.1523.

Cras
O Centro de Referência da Assistência Social – Cras realizou nesta semana mais um grupo de convivência e fortalecimento de vínculos familiares. O foco eram os pais com filhos pequenos, crianças de até seis anos, e as seis famílias participantes tiveram dinâmicas de grupo e puderam trocar experiências. O próximo encontro acontece no dia 27, às 15 horas. Quem quiser participar pode entrar em contato com o Cras através do fone 3552.1007.

Redução de desastres
O município instituiu a Semana Municipal de Redução de Desastres, que será realizada na segunda semana de outubro anualmente. O objetivo central da iniciativa, em um município que vira e mexe sofre com enchentes, é aumentar o senso de percepção de risco na comunidade, principalmente na população que vive em área de risco.

Obras
Foi uma semana cheia na Secretaria de Obras. O asfalto de 14 Colônias parece estar saindo do papel e a Administração está fazendo jus ao investimento de mais de um milhão de reais liberado pelo Ministério do Turismo para o trecho. O secretário Ademir Vieira garante que a obra estará pronta até o final do ano. É esperar para ver!

Obras II
E as atividades do setor não param por aí: no bairro Feldmann, a tubulação danificada nas últimas enchentes, por deslizamento de terra, está sendo trocada. Em algumas residências a falta de água já estava acontecendo. Já no Boa Vista começaram as obras de pavimentação das ruas 26 de Março e 15 de Novembro, um investimento do Ministério das Cidades que chega a R$ 176 mil. Mais uma vez (e vamos acreditar no homem) Ademir garante que a obra estará finalizada dentro de 20 dias.

Juramento à Bandeira
Os jovens da classe 1993 dispensados do Serviço Militar farão o Juramento à Bandeira nesta sexta-feira, dia 16. A solenidade acontece às 11 horas, no Ginásio Herbert Oscar Enzweiler.

Futsal
Neste sábado ocorre a última rodada da fase de classificação dos municipais de Futsal Sub-12, Sub-15, Sub-18 e Feminino. A ordem dos jogos será Força Jovem x Moleques (Sub-12), Jaketakevá x Moleques Jr. (Sub-15), Moleques x Maluca (Sub-18) e Alma Castelhana x Entre Amigas (Fem).

quinta-feira, 8 de setembro de 2011


Sem sessão em Lindolfo

Devido ao feriado da Independência do Brasil, não teve sessão na Câmara de Vereadores nesta semana. Os trabalhos foram antecipados para o dia 1º. A rotina do Legislativo se normaliza na próxima quarta-feira, dia 14, com reunião às 20 horas. A sessão, entretanto, acontecerá nas dependências do CTG Capivarense. É a Câmara de Vereadores se compartilhando com as atividades da Semana Farroupilha.

Licitações
O vereador Alcírio Wiedthauger, na última sessão da Câmara, levantou um assunto, no mínimo, preocupante. Ele manifestou preocupação com o andamento de obras licitadas no município argumentando que algumas empresas, para ganhar licitações, cobram preços mais baixos, depois não conseguem cumprir o que foi acordado. Alcírio, inclusive, citou alguns casos que estão ocorrendo no município e pediu que a Administração tome as devidas providências.

O muro
O vereador Nery Telmo Petter continua preocupado com a situação de risco do muro da Escola Walter Herrmann. Na semana passada ele tornou a solicitar envio de ofício à Secretaria de Obras pedindo providências, pois considera que as rachaduras e infiltrações ali existentes colocam em risco, principalmente, a comunidade escolar.

Semana da Pátria
A Semana da Pátria teve intensa programação no município. As atividades iniciaram dia 1º, na Escola Nereu Ramos, em solenidade com a presença de autoridades, equipes gestoras, professores e estudantes. Para marcar o momento, alunos da Nereu Ramos abrilhantaram o ato cívico com uma apresentação que retratou algumas culturas brasileiras. Da Nereu, o Fogo Simbólico foi conduzido às demais escolas do município. As atividades da Semana da Pátria encerram na quarta-feira com uma caminhada cívica acompanhada pela Banda Municipal Flávio Henrique Dhein.

Em Fotos
A partir de quarta-feira estarão abertas as inscrições para o concurso “Lindolfo Collor em Fotos, Preservando o Que é Nosso”. Segundo a secretária da Educação, Cristiane Sphor Spaniol, o objetivo é divulgar as belezas naturais e o progresso do município. Interessados devem pegar o regulamento na Secretaria da Educação ou nas escolas.

Convivência
O Cras - Centro de Referencia da Assistência Social, localizado ao lado da Prefeitura, convida as famílias que têm filhos com idade entre zero e seis anos a participarem do Grupo de Convivência. O próximo encontro acontece na terça-feira, dia 13, às 15 horas, na sala de reuniões do Cras.

Acolher
Neste sábado, dia 10, será realizada a reunião com pais e responsáveis pelos alunos do Acolher, antigo Asema, na sede do projeto, em 14 Colônias. Haverá transporte saindo dos locais onde os alunos esperam normalmente, a partir das 8 horas.

Juramento à Bandeira
Os jovens da classe 1993 dispensados do Serviço Militar farão o Juramento à Bandeira na sexta-feira da próxima semana, dia 16. A solenidade acontece às 11 horas, no Ginásio Herbert Oscar Enzweiler.

Hiperdia
Os próximos encontros dos Grupos Hiperdia estão agendados para terça-feira, dia 13, às 14 horas na Capivarinha e às 15h30 em 14 Colônias. No dia 27, às 14 horas na vila Spindler e às 15h30 na 48 Baixa.

Quinta-feira, 01 de setembro de 2011

Repasse de verba em Lindolfo

Nas duas últimas semanas, repercutimos neste espaço a bronca do presidente da Câmara de Vereadores, William Winck, quanto a uma verba destinada ao Consepro para conserto de viaturas da Brigada Militar. O vereador reclamou que a Prefeitura teria parcelado em cinco vezes um repasse que ele autorizou em nome do Legislativo.

Sugestão de repasse
Vale ressaltar que o Legislativo não tem poderes para fazer repasse de verba pública. Logo, o que Willian não teria como estabelecer valores e nem forma de repasse de recursos. Ele poderia sugerir que o Executivo usasse algum recurso para determinado fim, não autorizar.

Parcelamento
Em nota, a Prefeitura esclarece que Brigada Militar e Consepro estavam cientes do parcelamento do repasse de verba e que “Também entramos em contato com a Brigada e é de consenso do comandante e do próprio presidente do Consepro que esta forma de repasse, como salientamos de praxe, é a melhor forma, pois facilita toda a comprovação da aplicação dos recursos”.

Sem sessão
Em função do feriado da Independência do Brasil, na próxima quarta-feira não haverá sessão na Câmara de Vereadores. A reunião Fo antecipada para esta quinta-feira, dia 1º.

Agentes

Agentes comunitárias da Saúde participaram na terça-feira, dia 30, do 5º Encontro Microrregional de Agentes Comunitários de Saúde e do 1º Encontro de Estratégia de Saúde da Família, em Dois Irmãos. Principal objetivo do encontro era aperfeiçoar a formação de equipes de estratégia de saúde da família. As agentes puderam interagir entre si em troca de ideias e experiências sobre a área, buscando aprimorar o auxílio junto à população.

Juramento à Bandeira
Esta marcada para 16 de setembro a solenidade de Juramento à Bandeira, da classe 1993, em Lindolfo Collor. Será no Ginásio Herbert Oscar Enzweiler, às 11 horas.

Hiperdia
A secretária da Saúde, Delci Heinle Klein, informa que já estão agendados os próximos encontros dos Grupos Hiperdia. Terça-feira, dia 6, tem reuniões às 14 horas no Nova Esperança e às 15h30 no Três Passos. Dia 13, às 14 horas na Capivarinha e às 15h30 em 14 Colônias. E no dia 27, às 14 horas na vila Spindler e às 15h30 na 48 Baixa.

Semana da Pátria
Iniciam nesta sexta-feira as atividades alusivas à Semana da Pátria. A Centelha da Pátria chega às 8 horas, na Escola Meno Dhein. Segunda-feira a Hora Cívica será na Monteiro Lobato e terça, na Walter Herrmann. Na quarta-feira, dia 7, tem Caminhada Cívica.

Futsal

O Futsal de Lindolfo Collor segue neste sábado no Ginásio. Os jogos são nas categorias Sub-12, Sub-15, Sub-18 e Feminino.

Quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Broncas do presidente

O presidente da Câmara de Vereadores, Willian Winck, tem se mostrado enérgico nas últimas sessões. Semana passada, ele soltou o verbo para cima do prefeito Alceu Heinle por um atraso e parcelamento de recursos para o Consepro. Na sessão de quarta-feira, a bronca foi com o vereador Alcirio Wiedthauger, presidente da Comissão de Finanças da Casa. Willian se impacientou com o discurso do colega ao solicitar o parecer da comissão sobre o projeto que dispõe sobre a concessão do habite-se e pagamento de taxas no município. Alcírio falou por mais de 10 minutos e, lá pelas tantas, foi interrompido pelo presidente da Casa, pedindo que ele se ativesse ao projeto. Alcírio, prontamente, argumentou que, como presidente da comissão, “gostaria de clarear todo o conteúdo do projeto”. Willian rebateu: “Com certeza, podemos clarear, com menos palavras.”

Bom de microfone
Vale registrar que o vereador Alcírio sempre tem assuntos novos, sugestões e propostas. Por outro lado, ele adora um microfone e, muitas vezes, perde a noção do tempo e foge do assunto proposto.

Indicações
Na sessão de quarta-feira, as indicações dos vereadores foram as seguintes: Alcides de Quadro pediu ao Departamento de Obras que coloque aterro no final da rua do Ricardo, no Bairro Esperança. Alcírio quer informações da Prefeitura sobre a rua Ermindo Senger, onde o esgoto corre a céu aberto e sobre a colocação de placas identificando as ruas do município e pede também a demarcação de estacionamento nas ruas Ermindo Senger e Dano Benno Ruckert. O vereador Luís Granitzcki pediu que a Secretaria de Obras providencie o conserto da canalização de esgoto com infiltração na rua Johan Gehn. Marcos Schumann solicitou reparos nas luminárias e no acúmulo de água provocado pelas chuvas na rua Sertão Capivara, bairro Nova Esperança. Nery Petter pediu patrolamento da rua Alberto Feldmann. Os vereadores Menegilda de Mattana, Valderi Klein e Randolfo Nunes de Oliveira não fizeram pedidos.

Prédio próprio
O presidente da Câmara de Vereadores está encaminhado ofício ao Executivo, solicitando que seja verificada a possibilidade de doação de uma área de terra para a construção das futuras instalações do Legislativo.

Pequeno Polegar
Começaram as reformas e ampliação da Escola de Educação Infantil Pequeno Polegar. A obra terá um investimento de R$ 153 mil da Prefeitura e deverá ser concluída em janeiro de 2012.

Noite de Integração
Nesta sexta-feira, o Projeto Viva realiza a Noite de Integração com os alunos com deficiência, com a participação de pais e educadores, em evento que faz alusão a Semana da Pessoa com Deficiência. A confraternização inicia às 18h30 no Centro Comunitário da OASC, em Vila Três Passos.

Futsal
O Futsal de Lindolfo Collor segue neste sábado no Ginásio. São as categorias Sub-12, Sub-15, Sub-18 e Feminino revelando todo o seu talento.

Educação Fiscal
Na quarta-feira aconteceu a formatura dos alunos do curso de Formação de Disseminadores de Educação Fiscal, englobando servidores da Prefeitura e professores da rede municipal, realizado pelo Ministério da Fazenda e ministrado pela Escola de Administração Fazendária.

Sexta-feira, 5 de agosto de 2011


Sem olhar a quem

A Escola Meno Dhein está empenhada numa bela campanha: “Ajudar Alguém Sem Olhar a Quem”. Esta semana, o foco é o cadastramento para doação de medula óssea que ocorre neste sábado, na empresa Dass, em Ivoti.

Indenização
O vereador Alcirio Wiedthauger cobrou, na sessão de quarta-feira, uma posição do Executivo sobre uma indenização que o município deveria receber da empresa responsável pela obra do Ginásio Municipal que desabou. O vereador observa que a mesma empresa segue atuando em outros municípios da região e que haveria como executar a cobrança. São cerca de R$ 100 mil que entrariam para os cofres do município.

Mau cheiro
Esgoto a céu aberto parece que não poderia existir mais, mas pelo visto é uma triste realidade em Lindolfo Collor. Pelo menos foi o que pareceu com o pronunciamento da vereadora Menegilda de Mattana, na quarta-feira. Ela pediu providências do Executivo para um problema bairro 48. A vereadora diz que mesmo agora, no inverno, em algumas residências o odor é insuportável, “imagina, quando esquentar”.

Campeonatos
Aconteceu nesta quinta feira, o Congresso Técnico dos campeonatos que iniciam no dia 13 de agosto juntamente com os jogos finais do Campeonato de Futsal 2ª Divisão.

Walter Hermann
Neste sábado, acontece Torneio de Futsal da Escola Walter Herrmann, no Ginásio Municipal. Até o momento, 18 equipes já confirmaram presença.

Sinuca
Também neste sábado acontece torneio de sinuca os seguintes locais: Clair (Centro), Fila (48 Baixa) e Padaria Kamille (Pedras de Areia). As tabelas com os confrontos estarão disponíveis nos locais nesta sexta-feira.

Bocha
No dia 13 será disputado o Municipal de Bocha. Os locais são o Bar do Nico (Nova Esperança), Bar do Fila (48 Baixa) e Associação Feldmann/Pedras de Areia (Feldmann).

Caçador
Encontram-se nas escolas as fichas de inscrição do Torneio de Caçador que acontece dia 18 de agosto, nos turnos manhã e tarde para as seguintes categorias: Mirim e Pré Mirim masculino e feminino.

FGTS
Encerrou quarta-feira, dia 3, a liberação do saque do FGTS para os moradores afetados pelas enchentes do município. Mais de R$ 3 milhões foram liberados pelo Governo Federal desde maio e 2.180 senhas para saque foram repassadas pela Prefeitura.

Mortandade
Moradores da rua do Moinho, próximo a Usina de Reciclagem, entraram em contato com a redação do Diário para alertar que estão matando cães a base de machadadas em uma residência da localidade. Além da barbárie, vale lembrar que atitudes como esta é crime ambiental e passível de prisão.

Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Vice no comando
Enquanto o prefeito Alceu Heinle e o coordenador de projetos, Rosemar Ahlert estiveram em Brasília, buscando recursos, a administração do município ficou por conta do vice Airton Reinheimer. Nestes quatro dias, ele cumpriu a agenda do prefeito e deu continuidade ao atendimento à população. Já o prefeito, na Capital Federal, visitou diversos ministérios e recebeu do deputado Renato Molling a notícia da destinação de uma emenda de R$ 100 mil para infraestrutura esportiva.

Palestra abre ano letivo
A Secretaria de Educação e Cultura de Lindolfo Collor deu início ao ano letivo na quarta-feira, com palestra para professores, diretoras e coordenadoras, no CTG Capivarense. Os cerca de 50 profissionais da área foram recepcionados com o tema “Professores são mestres de voo” com a psicóloga Débora Schneider. Depois a coordenadora Pedagógica Raquel Dilly falou sobre “Ampliar asas e voos no Ensino Fundamental”. O município atende cerca de 800 alunos distribuídos em três escolas de Ensino Fundamental.

Tapetes e artefatos em couro
O município dará destaque aos artefatos em couro, em especial aos tapetes, nas comemorações de seus 17 anos de emancipação políticoadministrativa. A administração municipal, contando com o maior produtor mundial de tapetes (Indústria de Peles Minuano) e 10 produtores de pequeno porte, prepara a 1ª Feira de Tapetes e Artefatos em Couro.

Soberana da festa
Garotas com idade entre 15 e 22 anos, residentes em Lindolfo Collor, podem concorrer ao título de Soberana da 1ª Feira de Tapetes e Artefatos em Couro. A escolha será feita durante um jantar a realizar-se dia 6 de março no CTG Capivarense. Inscrições podem ser feitas no Departamento de Cultura, no Centrinho, ou na Prefeitura.

Espaço Cidadão
Dentro da programação da Festa de Tapetes ocorrerá a inauguração oficial do Espaço Cidadão, criado no Centro Comercial Arno Ellwanger e que disponibilizará, diversos serviços à comunidade como confecção de Carteira de Trabalho, Identidade, Alistamento Militar, atendimento previdenciário, entre outros. O espaço, coordenado por Adão Jorge Alves da Silva, poderá ser ainda sede do Procon.

Futebol de Areia
Neste sábado, na Associação 48 Baixa, será disputada a última rodada da fase classificatória do Interbairros de Futebol de Areia. Os jogos são importantes pois definem os semifinalistas da competição. Todas as sete equipes participantes seguem com possibilidade de classificação.