Hortêncio

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Solenidade de posse em Hortêncio


Curtas de São José do Hortêncio do Jornal O Diário da Encosta da Serra
Solenidade de posse
A solenidade de posse dos eleitos no pleito de outubro passado acontece na terça-feira, dia 1°, às 10 horas da manhã, no Ginásio Municipal de Esportes. Da parte do Executivo, nenhuma expectativa, pois não haverá mudanças, Clóvis Schaffer e Leonardo Arnold, prefeito e vice, respectivamente, reeleitos, seguem no comando da Prefeitura. Novidades da solenidade ficam por conta do Legislativo e é grande a expectativa quanto à presidência da Câmara para 2013. Alex Günther, titular desta coluna que goza merecidas férias, tem dois palpites: Darci Follmer, o mais votado na eleição, ou Valdir Dill, o único remanescente da oposição. Vamos aguardar o resultado da votação.
Citricultores
Já está agendada a primeira reunião do ano da Hortencitrus, associação que congrega os citricultores de São José do Hortêncio. O encontro acontece no dia 14 de janeiro, às 20 horas, no Auditório do Posto de Saúde. E os produtores devem iniciar 2013 com muito otimismo, pois além de estarem encerrando uma boa colheita da safra 2011-2012, estão sendo beneficiados pelo calor intenso seguido de chuvas brandas. Para a produção de laranjas, bergamotas e limões, essa é uma combinação perfeita.
Bom para agricultura
O técnico em Agropecuária da Emater, Maurício Finkler, ressalta que basicamente toda a agricultura da região está sendo beneficiada com o calor e chuvas registrados neste mês de dezembro. E as previsões são de que as chuvas continuem, talvez em menor quantidade, nos meses de janeiro e fevereiro. Além dos cítricos, as lavouras de aipim também são muito beneficiadas e até mesmo as verduras e leguminosas se desenvolvem melhor, desde que não ocorram temporais.
Avicultura
Quem deve estar com “as barbas de molho” com esses calorões são os proprietários de aviários. Maurício Finkler diz que mesmo com todos os cuidados, as aves sofrem muito com as altas temperaturas. A expectativa dos produtores é que se confirmem as previsões e que até o final do verão não voltem a se registrar temperaturas tão elevadas como vimos nos últimos dias.
Pagamentos e serviços
A Prefeitura também informa que até o próximo dia 9, não haverá pagamentos a fornecedores. Na segunda-feira, dia 31, não haverá expediente em todas as repartições públicas municipais. Os serviços essenciais funcionarão em regime de sobreaviso. O plantão da ambulância atende pelo fone (51) 9992.4029.
Coleta de lixo
A empresa Rodrigo Junges & Cia Ltda, responsável pela coleta de lixo no município, informa que os serviços não serão realizados no dia 1°, retomando as atividades na manhã do dia 2.
“As chuvas de dezembro não foram suficientes para encher açudes e recuperar completamente os lençóis freáticos, mas foram muito importantes para a irrigação dos plantios.”

 

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Fim de um ciclo
Por motivo de férias, o que pode traduzir-se com fim de um ciclo, não tenho comentários (Curtas do Jornal O Diário) sobre o município nesta semana.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011


Comissão Processante

A semana começou movimentada para a Câmara de Vereadores de São José do Hortêncio. Já na segunda-feira, aconteceu uma sessão extraordinária para apreciar a proposta de criação de uma Comissão Processante para analisar o episódio envolvendo os vereadores Valdir Dill (Cacete) e Adolar Petry. A comissão foi criada e já está trabalhando.

A defesa
Na sessão realizada na quinta-feira da semana passada, Adolar renunciou ao cargo, assim apenas Dill terá que se explicar. E o prazo para apresentar a sua defesa é de 10 dias. Depois disso caberá à comissão analisar a briga entre Dill e Adolar ocorrida durante a sessão realizada em Capela do Rosário. Os três vereadores sorteados para esta missão vão avaliar se o Legislativo deve acatar o argumento de Dill e arquivar o processo ou se dão sequência à comissão.

Comissão II
A comissão processante, que trabalha com o auxílio do secretário executivo da Câmara, Rogério Klabunde, é composta por Olavo Spaniol (presidente), Irilde Spaniol (relatora) e Valdir Pereira.

Ordinária
A próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores acontece na quarta-feira, dia 26, às 20 horas, no auditório do Posto de Saúde.

Prefeito volta segunda
Após duas semanas de férias, o prefeito Clóvis Schaeffer reassume suas funções na segunda-feira. Nesse período, a Prefeitura ficou sob o comando do vereador Darci Cruss, o primeiro presidente da Câmara, na história do município, ocupar o cargo. Com o retorno de Clóvis, Darci volta à presidência do Legislativo, que esteve a cargo de Cesar Sena.

Festa do Aipim
Neste sábado, 22, acontece mais um ensaio das sete candidatas à rainha e princesas da 14ª Festa do Aipim. O encontro estava previsto para às 18 horas, mas foi transferido para às 19, no Ginásio Municipal. O motivo da troca se deu em função da prova do Enem que algumas candidatas irão participar no dia. O terceiro e último ensaio acontece no dia 29, às 18 horas, já com a passarela montada e com animação da Banda Brilha Som. A Festa do Aipim acontecerá nos dias 13, 14, 15, 20, 21 e 22 de abril do ano que vem.

Alevinos
Encontram-se abertas as inscrições para pedidos de alevinos. A entrega será feita no dia 22 de dezembro, na parte da manhã.

Aftosa
A partir de segunda-feira, 24, começa a vacinação contra a febre aftosa para terneiros de zero a dois anos de idade.

Caixas de correios
A Secretaria de Obras solicita à população que providencie caixas de correio ou canos nas suas propriedades, a fim de facilitar e agilizar a entrega das contas de água.

Títulos
O Cartório Eleitoral esteve atendendo em São José do Hortêncio nesta quinta-feira, 20, e voltará a fazê-lo no dia 17 de novembro. Objetivo é facilitar a vida de quem quiser transferir, renovar ou trocar de zona o seu título de eleitor. O atendimento será feito das 13 às 17 horas, no auditório do Posto de saúde.

Citricultores
A próxima reunião mensal dos citricultores de São José do Hortêncio (Hortencitrus) está agendada para 14 de novembro.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011


Quanta movimentação

A tranquilidade de São José do Hortêncio foi esquecida nos últimos tempos, pelo menos no campo político e administrativo. E não é só em função da briga ocorrida numa sessão da Câmara de Vereadores. São obras em andamento, outras sendo anunciadas, troca de partidos, gente nova assumindo postos importantes. Claro que a aceitação, ou não, da comissão processante continuará sendo assunto. Na sessão da noite desta quinta, depois que escrevi esta coluna, o Legislativo decidiu o rumo dado ao episódio envolvendo os vereadores Valdir Dill, o Cacete, e Adolar Petry.

Tantas emoções
Trabalhador de fábrica, Darci Cruss vive grandes emoções neste ano de 2011. Suplente na eleição de 2008, ele foi chamado a ocupar uma vaga na Câmara, pois Ilson Heck foi para a Secretaria de Obras. Mesmo sendo suplente, no início deste ano, Darci foi eleito presidente da Câmara e nesta função enfrentou o episódio mais lamentável da história do Legislativo local: a briga entre colegas. Mas as emoções não pararam por ali. Na semana passada o prefeito Clóvis Schaeffer saiu de férias e, por problemas de saúde do vice (Leonardo Arnold), coube a Darci Cruss ocupar o cargo.

Orgulho dos colegas
Enquanto Darci está feliz com a oportunidade e aprendizado no exercício de prefeito, seus colegas da Calçados Hortencinha estão orgulhosos com o colega que deixa, diariamente, o posto na esteira, onde exerce a função de colador de sola, para ocupar a cadeira do prefeito. Quando surge algo urgente, ele tira o avental da fábrica e vai para a Prefeitura.

Sena muda a cena
Literalmente, o Sena muda a cena política de Hortêncio. Na sexta-feira passada, para surpresa de muitos, o vereador Cesar Sena anunciou a sua saída do Partido Progressista (PP) e ingresso no Partido Socialista Brasileiro (PSB). Além disso, Sena passou a responder pela presidência da Câmara neste período de ferias do prefeito. O vereador garante que nenhuma mágoa ou desentendimento contribuíram para a sua saída do PP.

Festa na São Jacob
Nesta sexta-feira acontece a Festa Eletro Funk, a partir das 22h30, na Sociedade São Jacob. A animação fica por conta da Atla Som e Som Continental.

Torneio de Laço
O Piquete Gurizada Campeira inaugura cancha com Torneio de Laço, neste final de semana. A disputa, em várias categorias, inicia sábado às 9 horas e segue até a tarde de domingo. Sábado às 22 horas tem fandango com animação do grupo Rastro do Vento e show com Teixeirinha Filho.

Moto da Alegria
A Sociedade Alegria, de Arroio Bonito, realizou seu baile de aniversário no sábado e mais um baile na terça-feira, véspera de feriado, quando, inclusive foi sorteada uma moto 0km. O ganhador foi Lucas Ismael Graeff, de Hortêncio.

Sem jogos
Devido a uma viagem de atletas que participam das duas competições, estão canceladas as rodadas do Municipal de Futebol e Futsete neste fim de semana.

Apicultura
Foi realizada na tarde de quarta-feira, 12, a segunda etapa do curso de apicultura da Emater na propriedade de Elídio Bocorny. O curso foi ministrado pelo engenheiro agrônomo Paulo Francisco Conrad, da Emater de Lajeado, e teve 20 participantes.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011


Dia D na Câmara

O fim de semana deverá ser de muita reflexão e reuniões entre os vereadores de São José do Hortêncio. Isso por que, a próxima quinta-feira será o Dia D na Câmara. Na sessão, que foi transferida em função do feriado, sairá a decisão se o Legislativo acata, ou não, a proposta de abertura de comissão processante para analisar o episódio envolvendo os vereadores Valdir Dill, o Cacete, e Adolar Petry. Os dois vereadores foram protagonistas da briga que correu o mundo através de vídeo gravado pelo Jornal O Diário.

Desta vez vai
Parece que desta vez o asfalto da estrada Hortêncio/Caí vai sair do papel. Pelo menos essa foi a impressão que se teve na segunda-feira, quando se reuniram, em Arroio Bonito, o secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Beto Albuquerque, prefeitos, deputados e lideranças políticas locais e da região.

Retomada
Mas não é de se estranhar que mesmo depois de toda a movimentação do início da semana, ainda tenha gente incrédula. Isso por que, esta é a terceira vez que os moradores são informados que a obra será executada. Das outras vezes a operação sempre acabou sendo abortada.

Compromisso
O prefeito de São Sebastião do Caí, Darci José Lauermann, ao se pronunciar na solenidade de segunda-feira, disse da importância do evento que marca não o início da obra, mas a retomada. O prefeito anfitrião, Clóvis Schaeffer, destacou a expectativa da comunidade local, agradeceu o empenho do secretário e sublinhou que a obra vai abrir um corredor turístico e trará mais oportunidades de investimentos, empreendimentos, e geração de empregos. Beto Albuquerque, por sua vez, frisou que o Governo do Estado apenas cumpre sua obrigação ao anunciar a obra. Ele ressaltou que, para evitar problemas como os ocorridos no passado, o governo priorizou, dentre os 104 municípios gaúchos que carecem de ligação asfáltica, apenas 47 que estão sendo executados.

Presságio?
No momento da assinatura da autorização do início da obra, o vento pregou uma peça no prefeito Clóvis e no secretário Beto e quase levou o documento embora. Não faltou quem interpretasse o fato como um presságio. O secretário até brincou como o prefeito: “Não vai estragar a minha obra!”.

Férias
O prefeito Clóvis entra em férias na segunda-feira, dia 10. Até 24 de outubro, o vice Leonardo Arnholdt responderá pelo Executivo.

Reinauguração
Acontece neste sábado, às 16 horas, a festa de 15 anos e de inauguração da nova loja da Floricultura e Bazar Realce. Além de floricultura e bazar, a loja oferece serviços de decoração para todo tipo de festas. Confira no Caderno Especial da Criança, que circula encartado no jornal de hoje, a publicidade da empresa.

Blumenstrauss
Segunda-feira, na Sociedade São José, às 13h30, acontece Encontro da 3ª Idade Blumenstrauss. A festa será animada com música ao vivo.

Futebol
Começa no domingo a edição 2011 do Municipal de Futebol. A rodada, no campo Municipal, inicia às 14 horas com Peñarol x Detroyt e Juventus x Jaketakevá.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011


Comissão processante

Como era de se esperar, a Mesa Diretora da Câmara de São José do Hortêncio apresentou, na sessão de quarta-feira, uma proposta de abertura de comissão processante para analisar o episódio envolvendo os vereadores Valdir Dill, o Cacete, e Adolar Petry. Para alguém que, por ventura, tenha chegado agora de Marte e não saiba o que aconteceu, eu conto. Cacete e Adolar foram às vias de fato na reunião do dia 14 de setembro e as imagens gravadas pelo Jornal O Diário percorreram o planeta. A instalação ou não da comissão será decidida no dia 13 de outubro, quando os vereadores terão a próxima sessão ordinária.

Constrangimento
O clima na quarta-feira era de constrangimento entre os vereadores e isso me leva a crer que a comissão processante será criada. Não significa, porém, que os dois envolvidos na confusão serão cassados. A comissão analisará os fatos, à luz do que determina a lei, e recomendará a abertura de processo de cassação, ou não. Também acho difícil que a comissão se atreva a recomendar o arquivamento da matéria, pois a pressão da população tem sido grande.

Alto nível
As discussões na sessão desta semana foram longas, porém de alto nível. O próprio vereador Valdir Dill reconheceu que o episódio em Capela do Rosário foi lamentável e que os problemas precisam ser resolvidos com serenidade. Cacete reconheceu que ultrapassou os limites e pediu desculpas. Ele até usou de certa ironia para agradecer ao prefeito Clóvis Schaeffer por se preocupar com sua saúde. O prefeito disse, no Jornal O Diário, que o vereador deveria procurar um médico.

Cooperativa
A vereadora Irilde Spaniol solicitou envio de ofício ao Instituto Estadual Alfredo Oscar Kiefer cumprimentando pela iniciativa de formar uma cooperativa escolar. A iniciativa, conforme a vereadora, está trazendo resultados excelentes aos alunos. Ela contou que uma equipe, inclusive, vai para a Argentina, graças ao trabalho da cooperativa. Pedro Medtler e Valdir Dill também reconheceram a importância da cooperativa.

Férias
O prefeito Clóvis Schaeffer entrará em férias no dia 10. Durante 15 dias, até 24 de outubro, o vice Leonardo Arnholdt responderá pelo Executivo.

Secretário
Respondendo a questionamentos da Câmara, o prefeito informou, esta semana, que o subsídio mensal de secretário municipal é de R$ 2.362,80 e que Lino Klein é servidor efetivo que responde pela Secretaria da Administração e Fazenda, percebendo remuneração conforme o plano de carreira.

Baile de Kerb
Neste sábado, às 22 horas, tem Baile de Kerb na Comunidade Católica de Capela do Rosário. A animação será do Expresso Show e o ingresso individual custará R$ 6. Durante o evento também haverá pratos típicos de kerb.

Reinauguração
Neste mês de outubro acontece a reinauguração da Floricultura Realce, com muitas novidades e mais espaço para atender seus clientes.

Agradecimento
A diretoria da Comunidade Católica do Campestre agradece a todos que apoiaram na realização de seu baile de kerb.

Aberto Feminino
Acontece no domingo, dia 2, o Torneio Aberto de Futsal Feminino de Hortêncio, a partir das 8 horas, no Ginásio Municipal. Ainda restam algumas vagas. Informações com Airton, fone (51) 9688-4300.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Que repercussão!

O assunto, no município e na região, continua sendo a confusão protagonizada pelos vereadores Valdir Dill, o Cacete, e Adolar Petry, na sessão da Câmara realizada dia 14 na localidade de Capela do Rosário. Além disso, as imagens da briga, gravadas pelo Jornal O Diário, já tiveram mais de 250 mil acessos de internautas de todo o mundo. Concordo com aqueles que dizem que São José do Hortêncio não merecia uma projeção negativa dessa proporção, mas que sirva de exemplo para nossos políticos. Vai longe o tempo em que se resolviam as coisas no grito, ou no tapa.

Líder nacional
Por uma briga que não levou, e não vai levar, a nada, São José do Hortêncio, por um bom tempo deixará de ser lembrado pelos excelentes índices de gestão fiscal (por três anos foi líder nacional no segmento). Muitos vão lembrar que aqui se resolve tudo na porrada e a mancha não é no nome dos dois brigões, mas de toda a classe política local. Como disse o prefeito Clovis Schaeffer, foi um “triste espetáculo proporcionado pela Câmara”.

Cobranças
Na edição desta sexta-feira, o Jornal O Diário traz ampla reportagem repercutindo o fato. Os demais vereadores se manifestaram sobre a confusão e a ideia consensual é que medidas serão tomadas nos próximos dias. Todos foram categóricos em afirmar que a cobrança da população está sendo muito forte. Um processo de cassação não está descartado. O presidente da Câmara, Darci Cruss, publicamente pede desculpas à comunidade pelo ocorrido e diz que um fato como esse jamais deveria ter acontecido. Cauteloso, ele entende que a situação precisa ser analisada com cuidado.

Que arrependimento?
Pelo que eu pude apurar até agora, passada uma semana do episódio, os dois brigões seguem achando que fizeram o que tinham que fazer. É difícil admitirmos os nossos erros, mas esperava-se que ambos fizessem uma “mea culpa” e, quem sabe, num gesto de nobreza, admitissem publicamente que passaram dos limites. Errar é feio. Pior ainda é não admitir o erro.

A próxima
A Câmara de Vereadores de São José do Hortêncio volta a se reunir na próxima quarta-feira, dia 28, como de costume, no auditório do Posto de Saúde. A expectativa é grande quanto ao clima da sessão. E não estranhe se alguns veículos de comunicação da Capital se façam presentes para registrar o “pós-guerra”.

A vida segue
A briga entre os vereadores foi um fato isolado, talvez reflexo de uma acirrada disputa política no município. Mas, apesar disso, a vida segue e a esmagadora maioria da população não tem nada a ver com o que ocorreu na Câmara.

Festa no CTG
No domingo, o CTG Estância do Hortêncio realiza a sua festa anual. Às 10 horas tem Missa Crioula, depois churrasco a R$ 15 por pessoa, e à tarde domingueira com o grupo Rebenque.

Reinauguração
Em breve acontecerá a reinauguração da Floricultura Realce, agora com mais espaço para atender seus clientes.

Copa dos Campeões
Família Engeroff e Juventus representam Hortêncio na Copa dos Campeões, competição intermunicipal que começa nesta sexta-feira, em Linha Nova. Os dois times se enfrentam na rodada de abertura, revivendo a última decisão em que a Família Engeroff levou a melhor.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Que vergonha!

A gente acaba rindo, ironizando, mas o sentimento deveria ser, verdadeiramente, de vergonha. Que vergonha! Não estou aqui para pregar moral em ninguém, mas não posso aplaudir, ou ignorar o que aconteceu. Os incidentes (Esse de quarta-feira não foi o primeiro) na Câmara de Vereadores de São José do Hortêncio não podem se repetir.

Cassação
Embora o Legislativo de Hortêncio não disponha de um Regimento Interno, nada impede que o presidente, com o aval dos demais pares, tome medidas exemplares contra os brigões. Pode haver cassação de mandato, sim senhor. A falta de decoro (e bota falta nisso) pode levar a tal desfecho. Obviamente que existem todos os trâmites a serem seguidos.

Prudência
Entendo a prudência do presidente da Câmara, Darci Cruss, que preferiu não tomar decisões precipitadas e quer reunir os vereadores para discutir o assunto. E pensar que a sessão foi realizada fora da sede para mostrar o trabalho do Legislativo às comunidades do interior.

Repercussão
O telefone do Jornal O Diário não parou de tocar o dia inteiro, nesta quinta-feira. Pela manhã eram outros veículos de comunicação, da região, do Estado e do Centro do País, querendo informações e permissão para uso das imagens feitas pelo colega Afonso Führ. À tarde eram leitores que também queriam manifestar suas opiniões sobre o acontecido. E aqui na região, onde quer se fosse, o assunto era o mesmo: a briga dos vereadores.

Extremos
Infelizmente, a Câmara de São José do Hortêncio virou notícia negativa. Foi de um extremo ao outro. Antes disso, o destaque havia sido pelo bom uso do dinheiro público. É uma Câmara enxuta, que não gasta com diárias, que não tem vereadores correndo o País atrás de “bons” cursos e encontros. Agora, vai levar um bom tempo até recuperar a sua imagem.

Continua
Espera-se que o comportamento mude. A vida continua. E a proposta, louvável, de levar o Legislativo às comunidades do interior também continua. A próxima sessão da Câmara acontece no dia 28, como de costume, no auditório do Posto de Saúde, mas já no mês de outubro, segundo o presidente, haverá mais uma reunião em outra localidade.

Positivo
Deixando para traz a briga, falemos de coisas boas. Após nove meses da expedição da ordem de serviço para o asfaltamento entre São José do Hortêncio e São Sebastião do Caí, começou na terça-feira, a medição e colocação de estacas para a demarcação da pista. Na segunda-feira, os operários começam a trabalhar com o maquinário no local.

Carreteiro
Nesta sexta-feira tem carreteiro com charque no CTG Estância do Hortêncio, às 20 horas.

Gurizada
O Piquete Gurizada Campeira realizará desfile com a Chama Crioula, domingo, às 8h30. À tarde a festa continua com animação do Grupo Trilha Campeira.

Blumenstrauss
Segunda-feira, dia 19, acontece o próximo encontro da 3ª Idade Blumenstraus, na Associação do Campestre, às 13h30. A animação será de Magaiver e Banda.

Congresso
Na próxima terça-feira, dia 20, acontece o Congresso Técnico do Futsal Veterano e Feminino, às 20 horas, no auditório do Posto de Saúde. Também já estão abertas as inscrições para a Bocha Municipal, no Bar da Irilde e do Paulo. Informações com Airton, no (51) 9688-4300.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011


Bombeiros de Hortêncio

Os Bombeiros Voluntários de Hortêncio já trabalham na nova sede, atrás do Posto de Saúde. Pequenas reformas nos dormitórios e banheiros ainda estão sendo realizadas, mas é um belo avanço para a corporação que fazia suas reuniões na Câmara de Vereadores. Para melhorar o atendimento, os bombeiros estão pleiteando junto à Administração repasse de R$ 11 mil para compra de equipamentos de segurança e manutenção do caminhão.

Doação
Vale ressaltar que a corporação conta com o auxílio da comunidade e, para um melhor funcionamento, doações são necessárias e bem-vindas. A nova sede ainda carece de beliches e colchões para os dormitórios, utensílios de cozinha além de mesas e cadeiras para a sala de comando. Quem quiser ajudar pode entrar em contato com o vice-presidente Gelson Miranda através do telefone (51) 9817-1709.

Coofrutaf
Em substituição a antiga Cooperativa dos Citricultores Orgânicos, a Coofrutaf – Cooperativa dos Fruticultores da Agricultura Familiar – fez a sua primeira assembleia na última segunda-feira, no CTG em Pareci Novo, e foram definidos o estatuto, diretoria e conselho fiscal. Thiago Fabiano Franz, representante da Hortencitrus, foi o escolhido de Hortêncio para a direção da entidade.

Turismo
Foi criada a pasta do Turismo no município, integrada à Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, sob responsabilidade de José Maurício Heck. Outra novidade ficou por conta da assessora Cléri Spindler, que assume como Chefe de Gabinete do prefeito Clóvis Scheffer.

Tarifa de energia
As famílias interessadas em se beneficiar da Tarifa Social de energia elétrica, que garante descontos de 10 a 65% na conta, devem fazer seu cadastro na Assistência Social. Para obter o benefício é necessário inscrever-se no Cadastro Único e ter renda familiar de até três salários mínimos. Os descontos são de acordo com faixas de consumo de energia.

Milho
A Secretaria de Agricultura informa que as sementes de milho Agroceres do sistema troca-troca, se encontram na Prefeitura à disposição dos produtores que fizeram os pedidos.
Futebol
Na próxima terça-feira, dia 13, acontece o congresso técnico do Campeonato Municipal Futebol, às 19h30, no auditório do Posto de Saúde. A competição inicia dia 25 de outubro.

Bolão
Estão abertas as inscrições para o 3° Campeonato Municipal de Bolão. Grupos interessados devem falar com Alipio Robinson até a próxima terça-feira. Os jogos iniciam na sexta-feira, dia 16, na Sociedade São Jacob.

Baile do Ano
Cerca de mil pessoas compareceram no Ginásio Municipal, sábado, para prestigiar o Baile do Ano do Grupo de 3ª Idade Blumenstraus. Empolgado, o presidente Hugo Metz reconheceu que o sucesso do evento se deve a participação dos grupos vindos de vários municípios da região.

Kerb no Campestre
Neste sábado acontece o Kerb da Comunidade Católica do Campestre. A festa vem sendo organizada com muito esmero e promete ser muito animada.

Citricultores
Segunda-feira, dia 12, será realizada mais uma reunião dos citricultores. O encontro inicia às 19h30, no auditório do Posto de Saúde.

Site
Já está no ar o novo site da Prefeitura. Confira no endereço www.saojosedohortencio.rs.gov.br.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011


Caminhada Cívica em Hortêncio

No domingo, 4 de setembro, ocorre a Caminhada Cívica para comemorar a Independência do Brasil. A saída será às 8h30 em frente à Madeireira Zimmermann, na Av. Mathias Steffens, seguindo até a Prefeitura. Além da participação de entidades locais e das escolas, a Banda da Escola Felipe Camarão, de São Sebastião do Caí, abrilhantará o evento. Haverá ônibus saindo às 7 horas de Campestre e Arroio Bonito e às 7h15 de Capela do Rosário, Passo Fundo, Loteamento São Sebastião e Centro. Em caso de chuva a atividade ocorrerá no Ginásio Municipal de Esportes.

Tradicionalismo
Aproximamo-nos do 20 de Setembro, data magna do gaúcho, e os festejos já começaram em São José do Hortêncio. No último final de semana, cavaleiros do Piquete de São Pedro, de São Pedro do Sul, região central do Estado, visitaram o CTG Estância do Hortêncio. No domingo houve um jantar de confraternização, com presença do prefeito Clóvis Schaeffer e secretários municipais, que deram amplo apoio ao grupo durante sua estadia na nossa querência. Os gaúchos de São Pedro retornavam de Taquara, onde foram buscar uma centelha da Chama Crioula.

Para as Mulheres
Na tarde desta quinta-feira, dia 1º, o prefeito Clóvis assinou convênio de implantação da Coordenadoria Municipal de Políticas Para as Mulheres. Objetivo tratar de novas diretrizes na política e ampliar a participação das mulheres em várias frentes de atuação.

Sem secretária
Aline Brinkmann não é mais a secretária da Educação de São José do Hortêncio. A pasta está vaga e o prefeito ainda não divulgou quem será o substituto, nem os motivos da saída de Aline.

Emenda parlamentar
O vereador Valdir Dill nos repassou cópia de ofício do deputado Osmar Terra comunicando a indicação de emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil para apoio a projetos de desenvolvimento do setor agropecuário do município.

Título de Eleitor
A equipe do Cartório Eleitoral de São Sebastião do Caí trabalhou no Departamento da Assistência Social no último dia 18, auxiliando a população na transferência de títulos de eleitor, além de confeccionar novos. O cartório volta ao município no próximo dia 22, no mesmo local, onde atenderá de 13 a 17 horas.

Baile do Ano
O Grupo de 3ª Idade Blumenstraus realiza o Baile do Ano, neste sábado, dia 3, no Ginásio Municipal. Haverá ônibus às 11 horas, como de costume.

Kerb no Campestre
A Comunidade Católica do Campestre segue trabalhando na organização do seu kerb. A festa acontece no dia 10 de setembro.

Citricultores
Está agendada para 12 de setembro a próxima reunião dos citricultores. O encontro inicia às 19h30, no auditório do Posto de Saúde.

Prorrogadas
A assessoria da Prefeitura informa que foi prorrogado para 9 de setembro o prazo para inscrições ao concurso para rainha e princesas da 14ª Festa do Aipim.

Quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Desta vez vai

Vamos acreditar e fazer uma corrente de pensamento positivo! Desta vez o asfalto São José do Hortêncio/São Sebastião do Caí sairá do papel! Como não estamos em ano de eleição, tudo leva a crer que agora a coisa é pra valer e a boa notícia da semana para a comunidade local é que a empresa vencedora da licitação para a pavimentação dos 13 quilômetros de estrada até o município vizinho já está instalada em Arroio Bonito. As máquinas, é o que prometem, devem começar a trabalhar em meados de setembro.

Descaso
Muita gente, principalmente, moradores da localidade de Arroio Bonito, se mostra incrédula quanto à referida obra e prefere esperar o espocar dos foguetes na festa de inauguração para então limpar a poeira de seus pertences. É profundamente lamentável que ainda hoje tenhamos que conviver com situações como essa, de descaso com gente que labuta o ano inteiro e gera tanta riqueza. Infraestrutura básica como asfalto, esgoto, telefonia, acesso à educação, não poderiam ser mendigadas. Nossos governantes, principalmente nas esferas estadual e federal, deveriam ter o mínimo de respeito por nossas comunidades do interior. Quando se reivindica asfalto ou outra melhoria, não estamos pedindo favor, estamos cobrando nossos direitos.

Boas notícias
Mas, em meio a tanto descaso, temos algumas coisas a comemorar. Uma delas é o bom andamento das obras da nova creche que, mesmo com essa instabilidade do tempo, vai de vento em popa. Maravilha! Na semana passada noticiamos a liberação de recursos federais para a ampliação do Posto de Saúde. E agora nos chega a informação de que o ginásio da Escola São José, que foi destruído pelo temporal de dois anos atrás, será reconstruído. A obra deve iniciar neste semestre e terá ainda arquibancadas, como previa o projeto original.

Sem sessão
Nesta semana não teve sessão na Câmara de Vereadores. A próxima reunião acontece na quarta-feira, dia 31.

Kerb no Campestre
A Comunidade Católica do Campestre já está trabalhando com muita dedicação na organização do seu kerb. A festa acontece no dia 10 de setembro.

Milho
A Secretaria da Agricultura informa que as sementes de milho da marca Guerra já podem ser retiradas na Prefeitura pelo sistema de troca-troca.

Conselho Tutelar
O quarto encontro de pais do Conselho Tutelar acontece nesta sexta-feira, dia 26, às 19 horas. O tema será sexualidade na adolescência, com o ginecologista Dr. Omar Sales.

Hortêncio Fest
Chegamos aos últimos dias para inscrições ao concurso Rainha e Princesas da XIV Festa Municipal do Aipim - Hortêncio Fest. Quarta-feira encerra o prazo. As garotas interessadas devem ter entre 15 a 25 anos e residir no município. Interessadas devem comparecer à Secretaria da Educação.

Citricultores
Está agendada para 12 de setembro a próxima reunião dos citricultores. O encontro inicia às 19h30, no auditório do Posto de Saúde.

Sexta-feira, 5 de agosto de 2011


Segurança

Dá para acreditar que em pleno século 21, para registrar uma simples ocorrência policial, num final de semana, o cidadão hortenciense, que cumpre com todas as suas obrigações (impostos e mais impostos) tenha que se deslocar quilômetros e quilômetros para fazê-lo? Pois é assim que funciona. Antes ainda não era tão longe; esses casos eram encaminhados para São Sebastião do Caí; agora, só em Montenegro. Ah! E tem mais! Acontece com muita frequência, também nos fins de semana, de a Brigada Militar ser chamada para atender um caso e, igualmente, nossos soldados e nossa viatura precisam se bandear até Montenegro, para um simples registro. Uma situação inadmissível. Por tudo isso, acho que está mais do que certa a vereadora Irilde Spaniol por se preocupar com a segurança do município.

Deslizamento
Um deslizamento de terra provocou a interdição da estrada de Capela do Rosário, no final de semana. Foi preciso trabalhar muito para a sua liberação, mas a equipe da Secretaria de Obras conseguiu dar conta do recado e a estrada já está liberada.

Consulta Popular
Quarta-feira acontece a Consulta Popular. Uma das reivindicações do município é a instalação de ar condicionado nas escolas.

Sindicância
A Sindicância dos Remédios faz aniversário neste mês de agosto. Na sessão de quarta-feira, alguns vereadores voltaram a falar no assunto e cobraram do Executivo uma posição sobre o caso.

Trilha Beneficente
Neste sábado acontece a 1ª Trilha Beneficente Schmier Land Trail Club, em benefício doa Bombeiros Voluntários do município. A saída acontece às 9 horas, em frente ao Ginásio Municipal. A inscrição custa R$ 50,00, com direito a camiseta, café, almoço e apoio durante a trilha. Contatos pelo fone (51) 9352-1044.

Domingueira
A Sociedade Alegria, de Arroio Bonito, realiza grande festa neste domingo, às 16 horas, com animação da Bada Estação Tri Legal, Grupo Bochincho e Portal G3.

Blumenstraus
Segunda-feira acontece, na Sociedade São Jacó, às 13h30, o próximo encontro do grupo de 3ª Idade Blumenstraus.

Futsete
Neste sábado, a bola começa a rolar pela edição 2011 do Municipal de Futsete. São 10 equipes disputando o caneco. A abertura é às 13 horas, no campo do Pacheco.

Encontro de Corais
Dia 20 de agosto acontece encontro de Corais na Igreja Católica, às 20 horas.

Livros e Artes
A IV Feira do Livro e das Artes acontece nos dias 19 e 20 de agosto, no Ginásio Municipal.

Certificados
As pessoas que fizeram o curso de tortas podem fazer a retirada do certificado na Emater.

Coleta do lixo
A Prefeitura informou que a partir de 5 de agosto haverá mudança coleta de lixo no município, ficando assim distribuído: no interior: às sextas-feiras a partir das 12 horas e na Sede às terças-feiras a partir das 12 horas e aos sábados a partir das 6 horas.

Contra a raiva
A vacinação de cachorros, contra a raiva, acontecerá no dia 6 de agosto, pela manhã, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Cada vacina custa R$ 4,00.

Hortêncio Fest
Seguem abertas as inscrições para a Rainha e Princesas da XIV Festa Municipal do Aipim - Hortêncio Fest. As garotas devem ter entre 15 a 25 anos e residir no município. Interessadas devem comparecer à Secretaria da Educação.

Citricultores
Acontecerá no dia 8 de agosto, às 19h30, no auditório do Posto de Saúde, a próxima reunião mensal dos citricultores.