Religião e Fé - I

 

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Cuidado com as más influências

O salmista já dizia “não te indignes à vista dos malfeitores; nem tenhas inveja dos que praticam maldade” (Sl.37:1), e essa deveria continuar sendo a prática dos cristãos. Não deveríamos nos deixar influenciar por aqueles que praticam o mal, ou que buscam atingir seus sonhos e objetivos sem se preocupar com as pessoas que os rodeiam. No trecho do Evangelho de São Mateus recomendado para esta quinta-feira, Jesus conta a parábola do joio e o trigo. Os dois crescem juntos e quando estão maduros, o joio é colhido antes e jogado no fogo.
Precisamos ter a convicção de que no final, o bem triunfará sobre o mal, caso contrário, indignados à vista dos malfeitores, invejaremos os malfeitores e passaremos a agir e pensar como eles.
Os textos bíblicos recomendados para esta quinta-feira (31) são:
Salmo 37: 1-18 ou 37: 19-42
Provérbios 21: 30-22: 6
I Timóteo 4: 1-16
Mateus 13: 24-30

terça-feira, 29 de maio de 2012

“Aqui estão minha mãe e meus irmãos”

Em toda a sua trajetória, Jesus nunca fez distinção entre as pessoas, Ele tratou da mesma forma ricos e pobres, cidadãos livres e escravos, crentes e descrentes. Aliás, vimos, no trecho do Evangelho de dias atrás, Jesus dizer: “Os sãos não precisam de médico.”
E quando lemos em Mateus 12: 43-50, recomendado para esta quarta-feira, o mesmo Jesus dizer, “aqui estão minha mãe e meus irmãos”, temos mais uma prova de seu sentimento de amor por todas as criaturas. É difícil, bem sabemos, amar um estranho assim como amamos nossos filhos e familiares, mas precisamos fazer um grande esforço para nos aproximarmos dessa prática.
Os textos bíblicos recomendados para esta quarta-feira (30) são:
Salmo 38 ou 119: 25-48
Provérbios 17: 1-20
I Timóteo 3: 1-16
Mateus 12: 43-50

segunda-feira, 28 de maio de 2012

“A boca fala aquilo que o coração está cheio”

Ninguém, de sã consciência, diz que a vida que se leva neste mundo é a ideal. Ainda que em nossos lares tenhamos paz e harmonia e que em nossas despensas não falte o “pão nosso de cada dia”, não há como ser indiferente à violência e à miséria que está cada vez mais perto de nós. Além da destruição do homem pelo homem, também é preocupante a devastação e destruição do planeta.
Todos os males que nos afligem, ou pelo menos quase todos, passam pelo comportamento agressivo e destrutivo que temos, a começar pelo nosso relacionamento com as pessoas. O Evangelho de São Mateus recomendado para esta terça-feira ressalta que “a boca fala aquilo que o coração está cheio” e, “se vocês plantarem uma árvore boa, o fruto dela será bom; mas se vocês plantarem uma árvore má, também o fruto dela será mau.”
Os textos bíblicos recomendados para esta terça-feira (29) são:
Salmo 26,28 ou 36,39
Provérbios 15: 16-33
I Timóteo 1: 18-2: 8
Mateus 12: 33-42

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Para progredir e alcançar objetivos

De tanto ver nos noticiários, e até próximo de nós, pessoas que dão “um jeitinho”, que “fecham um olho” para certos fatos, começa a ser voz corrente em todos os segmentos da sociedade que é preciso relevar muitas coisas para que vivamos melhor, para que possamos progredir e alcançar objetivos. E assim, vamos perdendo valores e, o que talvez seja pior, não temos mais referências (exemplos) a seguir.
Entre outros pontos abordados no trecho do Evangelho (Mateus 12: 22-32) recomendado para esta segunda-feira está a seguinte expressão usada por Jesus: “Quem não está comigo, é contra mim.” Nesta, e em várias passagens do Evangelho, percebe-se que Deus não gosta de cristãos que ficam em cima do muro. Se somos cristãos, temos de nos posicionar como tais, ainda que isso implique em algumas perdas, a menos que a nossa busca seja apenas pela alegria momentânea. Saibamos, porém, que a vida vai muito além de momentos.
Imitemos o salmista que diz: “A ti Senhor, elevo a minha alma. Ó Deus meu, em ti confio; não seja eu confundido; não me subjulguem meus adversários. Sim, ninguém dos que em ti esperam seja confundido; confundidos sejam os que mesmo sem causa te negam.” (Salmo 25: 1-3)
Os textos bíblicos recomendados para esta segunda-feira (28) são:
Salmo 25 ou 9, 15
Provérbios 10:1-12
I Timóteo 1: 1-17
Mateus 12: 22-32

 

sexta-feira, 25 de maio de 2012


Em quem confiar nos dias atuais?

“Tem que confiar, desconfiando!” Essa expressão é muito usada nos dias atuais, pois são tantas as situações de descrença que não ser pode confiar apenas nas aparências. Os noticiários, diariamente, mostram assaltos praticados por falsos policiais, marginais disfarçados de padres ou pastores aplicando golpes na praça. Diante de tais fatos, é compreensível que haja um certo temor da população. Mas não podemos deixar que nossa confiança em Deus se abale diante quadro. Aliás, precisamos confiar ainda mais e fazer como recomenda o trecho do Evangelho deste sábado. E vale também a recomendação de São Paulo, na Carta aos Efésios: “Ademais, fortaleçam-se no Senhor e na força de seu poder.”
 Domingo (27), a Igreja Cristã comemora o dia do Pentecostes, que lembra a descida do Espírito Santo sobre os seguidores de Jesus Cristo. Peçamos que o Espírito Santo nos ilumine e nos encoraje para diante dos temores deste mundo. 
Coleta de Pentecostes:
“Ó Deus, que no dia de Pentecostes ensinaste os fieis, derramando em seus corações a luz do teu Santo Espírito; concede-nos, por meio do mesmo Espírito, um juízo acertado em todas as coisas, e perene regozijo em seu fortalecimento; pelos méritos de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.” 
Os textos bíblicos recomendados para este sábado (26) são:
Salmo 107: 33-43, 108: 1-6 (7-13)
Ezequiel 36: 22-27
Efésios 6: 10-24
Mateus 9: 18-26

 

quinta-feira, 24 de maio de 2012


Os sãos não precisam de médico

Jesus não faz distinção entre as pessoas e quer que todos tenham vida plena. Quando Ele foi visto à mesa com Mateus, o cobrador de impostos, e questionado por que sentava cobradores de impostos e pecadores, a sua resposta foi: “As pessoas que tem saúde não precisam de médico, mas só as que estão doentes.” E é assim que ele espera que vivamos, testemunhando o seu amor, indistintamente.
Os textos bíblicos recomendados para esta sexta-feira (25) são:
Salmo 102 ou 107: 1-32
Jeremias 31: 27-34
Efésios 5: 1-20
Mateus 9: 9-17
Coleta de Pentecostes
“Ó Deus, que no dia de Pentecostes ensinaste os fieis, derramando em seus corações a luz do teu Santo Espírito; concede-nos, por meio do mesmo Espírito, um juízo acertado em todas as coisas, e perene regozijo em seu fortalecimento; pelos méritos de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.”

 

quarta-feira, 23 de maio de 2012


“Teus pecados estão perdoados”

Perdão. Esta é uma palavra que pouco usamos e também um gesto que pouco praticamos. Parece que não há lugar neste mundo para o perdão e, consquentemente, também não sobra espaço para o arrependimento. “Se eu errei, dane-se o mundo, pois ninguém vai me perdoar”. Esse é um pensamento vigente nos mais variados círculos da sociedade. Temos muita facilidade em apontar pessoas que não perdoam. E você, tem praticado o perdão?
No Evangelho reservado para esta quinta-feira (24), vimos Jesus dizer a um paralítico: “Coragem, filho! Os seus pecados estão perdoados.” E diante da repreensão dos doutores da Lei, Jesus questionou: “O que é mais fácil dizer: Os teus pecados estão perdoados, ou dizer: Levante-se e ande?”
Perdoar pode ser o empurrãozinho que muitas pessoas precisam para voltar andar na direção de uma vida digna e plena. Façamos um esforço para praticá-lo.
Continuamos sugerindo que em nossas meditações diárias, esta semana, usemos esta coleta de Pentecostes que diz o seguinte: “Ó Deus, que no dia de Pentecostes ensinaste os fieis, derramando em seus corações a luz do teu Santo Espírito; concede-nos, por meio do mesmo Espírito, um juízo acertado em todas as coisas, e perene regozijo em seu fortalecimento; pelos méritos de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.”
Textos bíblicos recomendados para esta quinta-feira (24):
Salmo 105: 1-22 ou 105: 23-45
Zacarias 4: 1-14
Efésios 4: 17-32
Mateus 9: 1-8

 

terça-feira, 22 de maio de 2012


Nossos conceitos e preconceitos

Você já se deu conta que muitos conceitos e preconceitos que temos são frutos da nossa alienação? Na correria do dia a dia, muitas vezes, mal temos tempo para nos inteirarmos sobre as coisas que acontecem ao nosso redor. Daí, aceitamos e incorporamos opiniões que não representam o nosso pensar e que se chocam com nossos princípios morais e religiosos. Isso chama-se alienação. Deixamos que os outros pensem por nós.
A narrativa do Evangelho recomendado para esta quarta-feira pode até ter uma linguagem figurada, mas mostra (e nos faz refletir) a ação de Jesus justamente no sentido de desalienar as pessoas. Ele afasta os “demônios” que nos assolam para que possamos pensar e agir com discernimento sobre nossas vidas. Em troca disso, Jesus pede que vivamos em paz e harmonia com o nosso próximo.
Continuamos sugerindo que em nossas meditações diárias, esta semana, usemos esta coleta de Pentecostes que diz o seguinte: “Ó Deus, que no dia de Pentecostes ensinaste os fieis, derramando em seus corações a luz do teu Santo Espírito; concede-nos, por meio do mesmo Espírito, um juízo acertado em todas as coisas, e perene regozijo em seu fortalecimento; pelos méritos de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.”
Textos bíblicos recomendados para esta quarta-feira (23):
Salmo 101, 109: 1-4 (5-19) 20-30 ou 119: 121-144
Isaias 4: 2-6
Efésios 4: 1-16
Mateus 8: 28-34

 

segunda-feira, 21 de maio de 2012


Porto seguro para descarregarmos nossas aflições

O trecho do Evangelho de São Mateus recomendado para esta terça-feira da semana do Pentecostes mostra que é necessário abrir mão de muitos prazeres e “compromissos” seculares para servir a Deus. Mostra, também, que Jesus pode acalmar nossos corações e aquietar as tempestades que nos assolam.
Continuamos sugerindo que em nossas meditações diárias, esta semana, usemos esta coleta de Pentecostes que diz o seguinte: “Ó Deus, que no dia de Pentecostes ensinaste os fieis, derramando em seus corações a luz do teu Santo Espírito; concede-nos, por meio do mesmo Espírito, um juízo acertado em todas as coisas, e perene regozijo em seu fortalecimento; pelos méritos de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.” 
Textos bíblicos recomendados para esta terça-feira (22):
Salmo 97, 99, (100) ou 94, (95)
I Samuel 16: 1-13a
Efésios 3: 14-21
Mateus 8: 18-27

 

segunda-feira, 21 de maio de 2012


Cantando a Unidade em Novo Hamburgo

Estamos na Semana de Oração Pela Unidade dos Cristãos e para marcar a data, o Serviço Ecumênico de Novo Hamburgo (Senha) promove o Cantando a Unidade. Será nesta terça-feira (22), às 19h30, no Salão Nobre do Colégio Santa Catarina. Além de grupos de canto, estarão presentes as principais autoridades religiosas das igrejas filiadas ao Senha na região. O evento, segundo o presidente do Senha, reverendo Ives Vergara, é aberto a toda comunidade.

 

domingo, 20 de maio de 2012


O Espírito que nos encoraja

Estamos na semana do Pentecostes, uma celebração especial e fundamental na vida da Igreja Cristã, onde é lembrada a descida do Espírito Santo sobre os seguidores de Jesus Cristo. Pois é o Espírito Santo quem impulsiona e encoraja os cristãos na tarefa de levar a Boa Nova ao mundo.
Como vimos no início do capítulo 8 do Evangelho de São Mateus, no encontro de Jesus com um oficial romano, o Reino de Deus não tem fronteiras. E a função de todos os cristãos é fazê-lo conhecido em todos os lugares. Logo, precisamos, constantemente, estar em sintonia com Deus e colocarmo-nos a sua disposição para que o Espírito Santo nos dirija.
Em nossas meditações diárias, esta semana, usemos, também, esta coleta de Pentecostes que diz o seguinte: “Ó Deus, que no dia de Pentecostes ensinaste os fieis, derramando em seus corações a luz do teu Santo Espírito; concede-nos, por meio do mesmo Espírito, um juízo acertado em todas as coisas, e perene regozijo em seu fortalecimento; pelos méritos de Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.” 
Textos bíblicos recomendados para esta segunda-feira (21):
Salmo 89: 1-18 ou 89: 19-52
Josué 1: 1-9
Efésios 3: 1-13
Mateus 8: 5-17

 

sábado, 19 de maio de 2012


Crer para compreender

A fé cristã lembra neste domingo a ascensão de Jesus. Em São Marcos 16: 9-15, 19-20, o evangelista conta das dificuldades de todos em acreditar nas aparições de Jesus (depois da ressurreição), primeiro a Maria Madalena, depois aos discípulos.
Se os contemporâneos de Jesus tiveram dúvidas quanto a sua ressurreição e ascensão, é compreensível que nos dias atuais haja ainda mais incredulidade. Vale aqui a recomendação de Santo Agostinho: em determinadas situações é necessário crer para compreender.
Se compreendermos os propósitos de Jesus, que defendia, e ainda defende, a vida plena para todos, fica mais fácil crer que Ele é o Salvador. Crendo, devemos fazer como os discípulos, divulgar a Boa Nova, confiantes na presença constante de Deus em nossas vidas.
Coleta para o 7º Domingo da Páscoa (Domingo depois da Ascensão): “Ó Deus, Rei da glória, que exaltaste o teu único Filho Jesus Cristo com grande triunfo ao teu celeste reino; suplicamos-te que não nos deixes desconsolados, mas nos envies o teu Santo Espírito para nos confortar e conduzir ao alto e santo lugar, onde nosso Senhor Jesus Cristo já nos precedeu, o qual vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.”  
Textos bíblicos recomendados para este domingo (20):
Salmo 47 ou 110: 1-5
Atos 1: 1-11
Efésios 1: 15-23
Marcos 16: 9-15, 19-20

 

sexta-feira, 18 de maio de 2012


É preciso agir e não apenas falar

“Nem todo aquele que me diz ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino do Céu. Só entrará aquele que põe em prática a vontade do meu Pai, que está no céu.” Este versículo, que encerra o trecho do Evangelho recomendado para este sábado, deve nos servir de alerta.
É inegável a importância da convivência dentro de uma comunidade religiosa. Se precisamos de combustível para nossos veículos, vamos ao posto de combustíveis; se precisamos abastecer nossos armários de alimentos, vamos ao supermercado; da mesma forma, nossa fé é fortalecida e nutrida no seio da comunidade. Porém, devemos atentar para a prática da nossa fé. Não basta eu dizer que sou cristão, é preciso agir como tal, dentro e fora da comunidade religiosa.
Os textos bíblicos recomendados para este sábado (19):
Salmo 75, 76 ou 23, 27
Levítico 23: 23-44
II Tessalonicenses 3: 1-18
Mateus 7: 13-21

 

quinta-feira, 17 de maio de 2012


Faça aos outros o que você quer que façam a você

O trecho do Evangelho de São Mateus escolhido para esta sexta-feira traz recomendações interessantes sobre nosso comportamento no dia a dia. Via de regra, esquecemos que somos todos pecadores, observamos quase tudo e estabelecemos juízo sobre tudo, na maioria das vezes, sem nenhum conhecimento de causa. É diferente do que o apóstolo Paulo recomenda (Lembra? “Observai tudo e retende o que é bom.”). Julgamos as pessoas pela aparência, pelos seus gostos e costumes. Queremos sempre ser bem tratados e respeitados, mas muitas vezes esquecemos da recomendação de Jesus Cristo: “Tudo que vocês desejam que os outros façam a vocês, façam vocês também a eles.”
Leia e reflita sobre os textos bíblicos recomendados para esta sexta-feira (18):
Salmo 106: 1-18 ou 106: 19-48
Levítico 23: 1-22
II Tessalonicenses 2: 1-17
Mateus 7: 1-12