terça-feira, 13 de novembro de 2012

A vitória no Muay Thai



“Pra cima dele, Antony!”, “Já tá ganha, Antony!”, isso era o que se ouvia na noite do último sábado, num ginásio com cerca de 400 pessoas, em Esteio, enquanto dois jovens se preparavam para iniciar uma luta. Obviamente, se o evento fosse em Novo Hamburgo os gritos seriam “Vai Samuca!”, “Vai ser barbada!”.
Tentei manter a calma, até por que queria registrar da melhor forma possível aquilo que para o meu filho Samuel era um acontecimento importante. Fui bem no 1º round, embora o adversário atacasse mais, mas quando percebi que o meu filho estava bem preparado e ciente do que fazia naquele ringue, a emoção me pegou pelas pernas. A câmera tremeu até o final, mesmo assim, consegui registrar o primeiro nocaute do Samuel. Como disse o Cairo (meu outro filho) foi a primeira de muitas vitórias no Muay Thai.
Já havia manifestado aqui minha apreensão e uma pitada de contrariedade pela escolha do Samuel. E quando lhe disse “Vai jogar futebol!” ele, em tom de brincadeira, mas com uma boa dose de verdade, respondeu: “Não, futebol é muito violento!”
Assistindo as lutas no sábado e observando o comportamento dos competidores, começo a admitir que o Muay Thai é um esporte saudável (Um tanto masoquista, admitamos.). Fiquei muito bem impressionado com um cidadão (talvez parente do Antony, dos que gritava “Já tá ganha!”). Terminada a luta, quando o Samuel, só sorrisos, subiu para a arquibancada, o cara foi lá conversar com ele e o cumprimentou pela vitória. E para minha felicidade, sem surpresas, pois não esperava outra atitude do meu filho. Samuel agradeceu e elogiou o adversário apontando, inclusive algumas de suas virtudes no combate.
Espero que as vitórias, as derrotas e mesmo as pancadas na cabeça não façam meu filho mudar. Que ele continue humilde, respeite seus adversários e mantenha o foco. Estamos todos orgulhosos de você, Samuca.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=JBy6_78hmLY

Nenhum comentário: