sábado, 15 de setembro de 2012

Clero irredutível adia eleição de novo bispo na Diocese Meridional da IEAB

Ficou para o próximo dia 20 de outubro a escolha do novo bispo ou bispa da Diocese Meridional da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – IEAB. A reunião extraordinária do Concílio Diocesano, realizada neste sábado, na Paróquia da Ascensão, em Porto Alegre, não conseguiu escolher o(a)  sucessor(a) de D. Orlando Santos de Oliveira.

O encontro iniciou às 9 horas da manhã, com Celebração Eucarística. Logo a seguir deu-se início o processo de votação. Os candidatos eram a Revda. Marinez Rosa dos Santos Bassotto e os Revdos. Humberto Eugenio Maiztegui Gonçalves e Paulo Roberto da Costa Duarte e estavam aptos a votar 23 clérigos e 48 delegados leigos. O vencedor seria aquele que atingisse a metade dos votos mais um, nos dois colegiados, entre o clero no mínimo 13 e entre e leigos 25.
A irredutibilidade do clero fez com que, após quatro votações não houvesse um vencedor. Entre os delegados leigos, já na segunda votação a preferência recaia sobre o reverendo Humberto Maiztegui Gonçalves que na última apuração chegou a 30 votos. Entre o clero, na primeira votação a Revda. Marinez fez 11 votos contra seis do Revdo. Humberto e seis do Revdo. Paulo. Nas duas últimas votações, Marinez se manteve com 11 e enquanto dos votos de Paulo migraram para Humberto que subiu para 12. Depois da quarta votação, os trabalhos foram suspensos e os reverendos se reuniram entre eles para tentarem um acordo. Ninguém cedeu e o bispo encerrou os trabalhos admitindo que será necessário muito esforço para que surja uma nova proposta até a próxima reunião. Os mesmos delegados, clericais e leigos, deverão participar da votação do dia 20 de outubro.

Nenhum comentário: